Convocatória – Imagens da tragédia de Mariana – Prazo Encerrado

Mariana, 05 de novembro de 2015 acidente barragem Mariana Rompimento da barragem da mineradora Samarco, no subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana. Foto: Hugo Cordeiro
Foto: Hugo Cordeiro

Convocatória – Imagens da tragédia de Mariana – Prazo Encerrado

Divulgação dos Selecionados:  Até dia 04 de Março de 2016.

Proposta

No dia 5 de novembro de 2015, duas barragens da mineradora Samarco contendo rejeitos resultante de mineração foram rompidas, eliminando do mapa Bento Rodrigues, Paracatu de Baixo e atingindo outros distritos de Mariana (MG). O desastre causou mortes, soterrou nascentes, destruiu o Rio Doce e contaminou o mar. Além do impacto ambiental, a enxurrada de lama arruinou o cotidiano de moradores de cidades em Minas Gerais e no Espírito Santo.

A tragédia foi amplamente fotografada por amadores, moradores da região, profissionais da grande mídia, fotógrafos independentes, fotodocumentaristas e artistas multimídias. A presente convocatória, coordenada pela ARFOC-MG (Associações dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos de Minas Gerais), tem por objetivo divulgar diferentes vertentes da produção fotográfica sobre o tema. O 6º Festival de Fotografia de Tiradentes oferece um espaço para exibição e reflexão dos trabalhos inscritos. Propõe-se, dessa maneira, pensar sobre as potências política, social e estética que atravessam a atuação do profissional de imagem. “De que maneira as imagens relacionadas à tragédia de Mariana solicitam o nosso olhar? O que elas dão a ver?” –  são algumas questões a serem abordadas.

O material selecionado será editado em uma apresentação audiovisual a ser exibida em Tiradentes nos dias 11 e 12 de março, 21:30h, no Largo das Forras.

Inscrições

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no período de 11 a 28 de fevereiro de 2016. Os participantes deverão enviar o material para o e-mail convocatoria@arfocmg.com.br

 Categorias

Cada participante poderá enviar material dentro das seguintes categorias:

  1. a) foto única (imagem única do acontecimento)
  2. b) narrativa fotográfica (máximo de 15 imagens relacionadas entre si e apresentadas em determinada ordem sequencial.)
  3. c) vídeo (imagens editadas ou um único plano, com áudio ou não, compondo uma só história ou trechos de uma mesma história. As imagens não podem passar de 3 minutos no total.)
  4. d) profissionais em campo (imagens que mostram os profissionais atuando em campo; situações de making of captadas durante a cobertura da tragédia.)

Sobre o envio do material

As imagens fotográficas devem estar em formato .JPG, compressão 7, com o tamanho mínimo de 3000 pixels de largura.

Os arquivos de vídeo devem estar preferencialmente em resolução Full HD (1080p) ou HD (720p). O material pode ser um vídeo finalizado, o trecho de um vídeo ou planos avulsos, mas não deve passar de 3 minutos no total.

Cada imagem deverá conter, no campo file-info, os seguintes dados:

  • nome do fotógrafo ou do coletivo
  • título das obras (se houver)
  • data e local de realização das fotografias

No caso de vídeo, o participante deverá enviar as informações em arquivo .txt, .doc ou .pdf juntamente com as imagens enviadas.

OBSERVAÇÃO: No caso do envio de mais de uma imagem, solicita-se coloca-las em uma pasta compactada ao invés de enviar arquivos avulsos. As imagens deverão estar compactadas em arquivo .ZIP ou .RAR. Ensaios ou material de vídeo que ultrapassem 20mb (megabytes) devem ser enviados via we-transfer (www.wetransfer.com) para o e-mail convocatoria@arfocmg.com.br

IMPORTANTE: as fotos e os vídeo poderão ser editados para se adequarem à projeção. Isso inclui corte, ajuste de resolução, tratamento de contraste e cor e outros ajustes que a equipe de edição julgar necessário.

Seleção

A comissão de seleção dos trabalhos inscritos na Convocatória – Imagens da tragédia de Mariana será composta por um representante do 6º Festival de Fotografia de Tiradentes, por dois representantes da ARFOC-MG e pela fotógrafa, professora e pesquisadora da área fotográfica, Kátia Hallak Lombardi.

Os trabalhos selecionados serão projetados  e comentados no espaço de projeção montado durante o festival no Largo das Forras. O resultado poderá ser exibido na Internet no site da ARFOC-MG e algumas imagens selecionadas poderão fazer parte do corpus empírico de um artigo acadêmico a ser desenvolvido pela professora Kátia Hallak Lombardi.

Cronograma:

Lançamento da Convocatória – Imagens da tragédia de Mariana: 11/02/2015

Inscrições: até dia 28 de Fevereiro

Seleção: divulgação dos trabalhos selecionados: 04 de Março

Apresentação: 11 e 12 de março, 21:30h, no Largo das Forras, durante o 6º Festival de Fotografia de Tiradentes.

Coordenação: ARFOC-MG

Dúvidas? – convocatoria@arfocmg.com.br   | (31) 3272 2332 / 9 9137 7079