Arfoc / Eventos / Fotojornalismo / etc.

2º LEILÃO ARFOC-MG

15135876_1648744848756422_8349535313906365042_n

/ 2º LEILÃO ARFOC-MG <> FOTOJORNALISTAS //

13/12/2016 – 19h

Sede da ARFOC-MG – r. Alvares Cabral 400 –  Belo Horizonte/MG

—————–

O Leilão de Fotografias da Arfoc-MG está de volta para celebrar a fotografia e prestigiar os profissionais da imagem. Dessa vez teremos uma edição especial totalmente voltada para o trabalho de fotojornalistas documentais de várias partes do país.

Esta edição será também uma oportunidade para homenagearmos dois grandes fotógrafos:
>> Auremar Castro: mineiro de Belo Horizonte, com anos de estrada dedicados ao jornalismo, com passagens pelos jornais do Brasil e Estado de Minas, pela revista Veja entre outros.
>> Alexandro Severo: natural de Recife era o fotógrafo oficial da
campanha do então candidato à presidência da república, Eduardo Campos, e o acompanhava no acidente de avião onde morreram todos os tripulantes. Reconhecido pela sensibilidade no olhar e apuro técnico, Severo coleciona uma série de prêmios nacionais e internacionais.

Serão leiloadas 15 imagens que documentam com coragem e poesia o cotidiano do nosso país. Metade do dinheiro arrecado com a venda das obras será doado pelas(os) fotógrafas(os) para a ARFOC-MG. Na primeira edição do Leilão o dinheiro arrecadado foi para a reforma da sede e agora queremos equipá-la para torná-la um local de trabalho, encontro e apoio para as(os) fotojornalistas mineiras(os).

As obras serão impressas pela Artmosphere em papel FineArt Red Premium True Rag 310 – fosco liso – certificado ISO 9706 no tamanho 40x60cm. E poderão ser adquiridas no cartão de crédito.

Nossos sinceros agradecimentos às fotografas e fotógrafos que cederam seus trabalhos para o leilão:
– Alexandre Severo
– Ana Carolina Fernandes
– André Feltes
– Auremar Castro
– Bruna Brandão
– Daniel Marenco
– Erico Hiller
– Gabriel Cabral
– Guilherme Bergamini
– Humberto Nicoline
– João Machado
– Marcelo Prates
– Marlene Bérgamo
– Nilmar Lage
– Washington Alves

Arfoc / Eventos / Oficinas

Oficina de Formatação de Projetos Fotográficos – Flávio Valle

Belo Horizonte_MG, Brasil. 80 anos do Mercado Central. Na foto detalhe de abacaxi. The 80 years of Mercado Central. In this photo some pineapple. Foto: LEO DRUMOND / NITRO

Apresentação da Oficina:
Curso de curta duração que oferece ao fotógrafo um primeiro contato com o campo das políticas de cultura. Com base na formatação dos projetos fotográficos apresentados pelos participantes na inscrição da oficina, propõe-se compreender a fotografia como um instrumento de implantação de políticas públicas, em particular na área da cultura.

Minicurrículo:

Flávio Valle é Produtor Cultural com experiência na realização de projetos fotográficos. Editor e curador da revista Ensaio Fotográfico. Editor do blog Estudos Fotográficos. Professor com experiência em atividades de ensino, pesquisa e extensão nas seguintes áreas: Cultura Visual, Fotografia, Jornalismo. Doutorando em Comunicação Social na UFMG.

Metodologia de ensino:

Oficina teórica e prática dividida em 04 encontros de 03h. O primeiro é composto por uma exposição acerca das políticas culturais para as artes visuais e uma apresentação dos projetos que os participantes formatarão ao longo da oficina. Os encontros seguintes serão compostos pelo relato e pela discussão dos exercícios realizados pelos participantes.

Inscrição:
Para se inscrever, o interessado deverá apresentar um resumo, conforme as orientações presentes na ficha de inscrição, do projeto que será formatado durante a oficina.

 

FICHA DE INSCRIÇÃO

Local do Curso: 

Sede da ARFOC-MG (Avenida Álvares Cabral 400 Centro Belo Horizonte)

Vagas:
5 para associados ARFOC-MG (com carteira 2016)
4 para fotógrafos ou interessados não associados

4 encontros: 19 e 26 / nov e 03 e 10 / dez

Horário:
10h as 13h